Você tem alergia
aos seus hábitos diários?

duration time 4 minuto(s) de leitura

Mesmo se você tomar cuidado para evitar os gatilhos que te fazem espirrar e lacrimejar, que disparam sua asma e chiado no peito, ou os produtos que te deixam com manchas na pele, sua rotina do dia a dia pode estar piorando as suas alergias. Os hábitos cotidianos podem ser uma inesperada fonte de exposi??o a alérgenos. A forma como limpamos nossa casa, como nos vestimos, o quanto de álcool bebemos, nossos níveis de estresse e até quanto tempo passamos no banho: tudo isso pode aumentar as ocorrências de rea??es alérgicas.

1The Skin as a Route of Allergen Exposure: Part II. Allergens and Role of the Microbiome and Environmental Exposures. Knaysi, G., Smith, A.R., Wilson, J.M. et al. Curr Allergy Asthma Rep (2017) 17: 7. doi:10.1007/s11882-017-0675-4

7 hábitos diários
que podem estar causando alergias na sua pele

1. Espanar e varrer a casa pode causar alergia na pele

Quando falamos de sintomas de alergia, seguir métodos inadequados de limpeza pode ser uma verdadeira maldição. Ferramentas secas, como vassouras e espanadores, simplesmente redistribuem a poeira, uma das principais causas da alergia na pele, e podem transformar partículas inofensivas em uma “névoa de alérgenos” pairando no ar.

Dicas de ouro? Prefira passar um pano úmido do que varrer uma superfície a seco. Na hora de espanar, prefira um pano de microfibra úmido. Quem é o herói antialérgico da faxina? O bom e velho aspirador de pó. Aspire o piso, cortinas, estofados, brinquedos… tudo e qualquer coisa que acumule poeira. Dica final: os produtos de limpeza doméstica também podem ser alergênicos; portanto, use uma máscara, luvas e não esqueça de assobiar sua música favorita enquanto faz a faxina!

 

2. O álcool pode provocar reações alérgicas

Nunca afogue suas mágoas alérgicas em vinho, uísque ou qualquer bebida alcoólica, pois seus problemas provavelmente vão piorar. O álcool é uma causa em potencial de alergia na pele. Na verdade, os cientistas comprovaram que o álcool pode piorar qualquer reação alérgica, seja ela a asma, rinite alérgica ou outros tipos de irritação na pele.1. Não se sabe exatamente como isso acontece, mas existem algumas teorias que explicam o fenômeno. Acredita-se, por exemplo, que parte dessa culpa seja da histamina – sim, o vinho realmente contém histamina, a molécula da coceira – e dos sulfitos presentes nessas bebidas alcoólicas.

Dicas de ouro? A pergunta que não quer calar: qual a quantidade de álcool que pode provocar alergias? Um estudo revelou que pessoas que consumiam mais de 2 taças de vinho por dia tinham duas vezes mais chances de desenvolver sintomas alérgicos.2 Veja se essa medida lhe ajuda e serve como referência.

1 Clin Exp Allergy. 2008 Jan;38(1):145-51. Epub 2007 Oct 10.
Prevalence of self-reported hypersensitivity symptoms following intake of alcoholic drinks.
Linneberg A, Berg ND, Gonzalez-Quintela A, Vidal C, Elberling J.
2 https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18294256

 

3. Maus hábitos na hora de lavar roupa podem causar coceira e irritações na pele

A roupa de cama é o lar de milhões3 de ácaros, minúsculos animais de oito patas que estão entre as principais causas da alergia. Eles causam, por exemplo, asma, dermatite atópica e reações alérgicas na pele. Existem várias coisas que você pode fazer para diminuir o número de ácaros na sua casa, mas lavar sua roupa de cama uma vez por semana e da forma correta é uma das mais importantes.

Dicas de ouro? Lave a roupa de cama uma vez por semana a 60° para matar os ácaros. Se seus lençóis não forem compatíveis com lavagem com água quente, coloque-os em uma secadora por no mínimo 15 minutos a uma temperatura acima de 60°. E lembre-se: os detergentes para roupas podem, por si só, desencadear alergias; portanto, prefira fórmulas hipoalergênicas e enxágue a roupa duas vezes.

Você sabia? Não forrar a cama ao acordar acaba sendo melhor para a alergia a ácaros, pois areja os lençóis e reduz os níveis de ácaros4.

 

4. O estresse pode causar alergias

Muitas pessoas identificam o estresse como um gatilho pessoal de alergia e essa percepção tem fundamento científico. Pesquisadores comprovaram que um aumento nos níveis de estresse corresponde com um aumento nos surtos de alergia5. Os motivos que justificam tal relação ainda não são muito claros, mas acredita-se que a alergia tenha a ver com interações complexas entre o cérebro e o sistema imunológico. Alguns cientistas até sugerem que o tratamento adequado para alergia deve incluir terapias psicológicas!6

Dicas de ouro? O estresse faz parte da vida moderna, portanto, considere estas medidas simples para reduzir o estresse negativo na sua vida. Experimente um aplicativo para meditar e ganhar espaço mental, estude o mindfulness ou tente regular seu ciclo de sono. E não abra mão do exercício físico diário. Acredite, suas alergias vão te agradecer.

 

5. Banhos demorados com água quente podem desencadear sintomas de alergia

Banhos demorados e muito quentes podem piorar os sintomas da pele sensível à reativa, enfraquecendo sua barreira protetora. Lembre-se também de que calor e umidade concentrados por muito tempo transformam o banheiro em um terreno fértil para a proliferação de um dos principais alérgenos: o mofo. Este fungo escuro e desagradável libera milhares de esporos alergênicos que podem piorar a asma e a dermatite atópica e causar muitos tipos de alergia na pele.

Dicas de ouro? Prefira banhos mais curtos e com água morna. Tal medida não apenas reduz o crescimento de fungos, como também é muito mais gentil com a pele sensível à alérgica. Existem vários produtos especializados para deixar os ladrilhos e o rejunte do banheiro livres do mofo, mas eles são agressivos! Assim, não esqueça de usar luvas e máscara, conforme recomendado na dica nº1. Por fim, se o banheiro tiver uma janela, deixe-a aberta por meia hora por dia para arejar o espaço.

3 https://www.achooallergy.com/learning/dust-mites-fact-sheet/
4 https://link.springer.com/article/10.1007/s10493-006-9003-8
5 http://www.annallergy.org/article/S1081-1206(13)00492-4/abstract
6 https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3264048/

 

6. As lentes de contato podem piorar as alergias nos olhos

Na estação das alergias, as lentes de contato podem reter pólen, poeira e outros alérgenos diretamente contra a membrana sensível que cobre o olho, a conjuntiva. Isso deixa os olhos avermelhados, lacrimejantes e coçando. Em outras palavras, parece que você está prestes a chorar o tempo todo. É um visual que não pega bem para a sua próxima reunião de trabalho ou encontro!

Dicas de ouro? Quando os níveis de pólen estão altos, prefira usar óculos em vez de lentes de contato ou use óculos escuros em cima das suas lentes de contato para bloquear a brisa repleta de alérgenos. Se você quer usar lentes de contato, experimente as descartáveis de uso diário para evitar acúmulos. E lembre-se: você ainda pode usar colírios antialérgicos com lentes de contato, mas espere pelo menos 10 minutos após o uso dos colírios antes de colocar as lentes.

 

7. Não traga os alérgenos da rua para dentro de casa

Se você usa sapatos e, em geral, “roupas de andar na rua” dentro de casa, você está trazendo e espalhando alérgenos nos seus tapetes, estofados e móveis. Tal cenário é péssimo para quem sofre de alergia.

Dicas de ouro? Os sapatos que vão para a rua devem ficar logo na porta de casa; no saguão de entrada, por exemplo. Todo dia, assim que chegar em casa, “troque de roupa e vista algo mais confortável”. Em outras palavras, jogue as roupas que você usou na rua na máquina de lavar, vista algo limpo e calce seu par de chinelos macios. Você logo perceberá a diferença que essa pequena atitude faz.

VERDADEIRO
OU FALSO

O áLCOOL PODE
PIORAR SUAS ALERGIAS.

VERDADEIRO verdadeiro ou falso

O álcool é uma causa em potencial de alergia na pele. Na verdade, os cientistas comprovaram que o álcool pode piorar qualquer rea??o alérgica, seja ela a asma, rinite alérgica ou outros tipos de irrita??o na pele. Isso se deve parcialmente às moléculas de sulfito e histamina contidas nas bebidas alcoólicas.

RECEITAS DE COSMéTICOS CASEIROS S?O PROIBIDAS
PARA PELES SENSíVEIS.

VERDADEIRO verdadeiro ou falso

Por mais divertido que seja, explorar os armários da sua cozinha e inventar seus próprios tratamentos de pele é uma receita perfeita para desenvolver rea??es se você tem pele do tipo alérgica. Na verdade, muitos ingredientes naturais podem ser altamente irritantes.

SEU PINCEL DE MAQUIAGEM
PODE SER O CAUSADOR DE SUAS ALERGIAS.

VERDADEIRO verdadeiro ou falso

Os aplicadores e pincéis de maquiagem podem ser verdadeiros coletores de poeira e alergias, por isso precisam ser lavados regularmente. Limpe seus pincéis com sabonete hipoalergênico ou produtos específicos para a limpeza de pincéis para manter sua saúde boa.

FRUTAS E VEGETAIS
NUNCA CAUSAM ALERGIA.

FALSO verdadeiro ou falso

Determinadas frutas e vegetais contêm altos níveis de compostos chamados de salicilatos (relacionados à aspirina). Em pessoas com sensibilidade ao salicilato, os alimentos ricos nestes compostos podem de fato causar sintomas alérgicos, como rinite alérgica, asma, eczema e rea??es alérgicas mais graves na pele.
Questões

VOCê
SABIA?

brand-site
Por um fenômeno chamado retrocontaminação, as partículas no ar – agentes irritantes ou potenciais alérgenos – entram no frasco depois de aberto e podem contaminar seus produtos.Opte por tubos em vez de potes para evitar a contaminação da fórmula com suas mãos ou partículas, sempre que usar o produto.

NOSSOS COMPROMISSOS
COM A SEGURAN?A

Padr?es de seguran?a além dos regulamentos internacionais de cosméticos.

simple page

TODOS OS PRODUTOS
TESTADOS PARA ALERGIA

Ver mais
Um pré-requisito = Nenhuma rea??o alérgica
Se percebemos um único caso, voltamos para o laboratório e refazemos a fórmula
simple-page

APENAS O ESSENCIAL,
NA DOSE ATIVA CERTA

Ver mais
Desenvolvidos em colabora??o com dermatologistas e toxicologistas, nossos produtos contêm apenas os ingredientes necessários, na dose ativa certa.
safety

TESTADO
EM PELES
 MUITO SENSíVEIS

Ver mais
A tolerancia de nossos produtos é testada nas peles mais sensíveis: reativa, alérgica, com tendência à acne, atópica, com danos ou enfraquecida por tratamentos contra o cancer.
Simple-page

PROTE??O DA FóRMULA
AO LONGO DO TEMPO

Ver mais
Nós selecionamos as embalagens que mais protegem apenas com os conservantes necessários para garantir uma tolerancia e eficácia perfeitas ao longo do tempo.